PROGRAMA SAÚDE PARA O ASSOCIADO

A nova gestão da CABEN está ofertando aos seus contribuintes o Programa Saúde para o Associado com o objetivo de agilizar e promover a melhoria e o bem estar de seus associados valorizando ainda mais o relacionamento entre a CABEN e o Bombeiro Militar e seus familiares.

Somos gratos pelos bons serviços prestados pela nossa POMED à família CBMDF e nossa intenção com a implantação do Programa Saúde para o Associado não é promover uma desvalorização dos serviços prestados por nossa Policlínica do CBMDF e sim desafogar a demanda que por vezes é muito crítica ainda mais com a entrada de novos BM's, o número de usuários só aumenta. Pensando nisso, a nova gestão da CABEN passou a disponibilizar aos associados e seus dependentes legais as clínicas e especialidades descritas abaixo como o ponto de partida de uma oferta ainda maior que será incrementada com o passar do tempo e melhoria dos recursos. O atendimento para o associado obedece a ordem de chegada nos dias de disponibilicade de cada especialidade.

A Clínica Médica é considerada uma das áreas bases da medicina, uma vez que engloba conteúdo das diversas especialidades clínicas. E esse é justamente um dos principais pontos de quem escolhe esta especialidade: você acaba sempre lendo e sabendo um pouco de tudo. O ponto forte são os desafios diagnósticos: os pacientes se apresentam com um conjunto de sinais e sintomas e é o clínico o grande responsável pela investigação. É como o House, do famoso seriado. Contudo, um erro comum, principalmente daqueles afastados dos grandes hospitais e universidades, é se dedicar apenas a doenças de baixa complexidade e se tornar um grande encaminhador – hipertensão vai para o cardiologista, aumento de creatinina na nefro, tonteira no otorrino e assim por diante. É importante frisar que a Clínica Médica, como especialidade, engloba a atenção primária/atenção básica, concentrada no nível ambulatorial, mas também a medicina interna, responsável pela visita dos pacientes internados. Do mesmo modo, a maior parte dos emergencistas são hoje clínicos. Outra área importante de atuação são as ações preventivas individuais, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos (check up). Uma mudança recente na formação do clínico é que, apesar do conhecimento global da especialidade, a maioria dos clínicos novos tem procurado ter uma área na qual ele aprofundou a experiência e o conhecimento, em geral acompanhando um serviço especializado ou por mestrado e doutorado. Como exemplo, temos clínicos com maior atuação em hepatologia, hipertensão, colagenoses, entre outras. Em relação à formação, a clínica médica está presente como conteúdo do ciclo profissional da graduação e é um dos rodízios obrigatórios no internato, com duração mínima de três meses. Todo médico que escolher uma especialidade clínica, com exceção de dermato e neuro, deverá realizar a residência de clínica médica (2 anos) antes do ingresso na especialidade.
Fonte: Clínica Médica: a especialidade com o maior campo de trabalho

AGENDA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRATERÇA-FEIRAQUARTA-FEIRAQUINTA-FEIRASEXTA-FEIRA
08HS00MIN - 11HS00MINNÃO PREVISTONÃO PREVISTONÃO PREVISTONÃO PREVISTO
OS AGENDAMENTO PODEM SOFRER ALTERAÇÕES


É sabido que os males mais afetam a saúde do Bombeiro Militar e e com muita frequência são da área ortopédica. Problemas de coluna, ligamentos, articulações entre outros tantos são afetados por conta da atividade BM e outros fatores alheios e inevitáveis como o envelhecimento natural. A CABEN está disponibilizando a especialidade ORTOPEDIA para o seu associado de forma gratuita.
A medicina é uma área que tem um leque imenso de opções de carreira para se seguir. Afinal, um clínico geral (que é a sua habilitação quando se forma), sabe um pouco de cada coisa, porém, não possui conhecimentos específicos necessários para atuar em determinadas áreas, necessitando assim da especialização. Ortopedia é uma das diversas especialidades possíveis dentro da medicina. Esse profissional lida diariamente com o diagnóstico e tratamento de lesões nos músculos, ossos, articulações e ligamentos do nosso corpo. Ou seja, ele cuida de problemas no nosso sistema locomotor. Nesse atentimento do Programa Saude para o Associado poderão ser implementados tratamentos para auxiliar na correção de posturas, males crônicos entre outros tipos de tramentos. Esta importante especialidade está disponível de forma gratuita para os contribuintes da CABEN e seus dependentes legais.
Fonte: Portal da Educação - O que é ortopedia

AGENDA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRATERÇA-FEIRAQUARTA-FEIRAQUINTA-FEIRASEXTA-FEIRA
NÃO PREVISTONÃO PREVISTONÃO PREVISTONÃO PREVISTO08HS30MIN - 11HS00MIN
OS AGENDAMENTO PODEM SOFRER ALTERAÇÕES

Segundo a biblioteca livre da web WIKIPEDIA, psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade. Hoje em dia é muito difundido pelos meios midiáticos e até mesmo em conversas informais que grande parte da população sofre de transtornos e doenças causadas por fatores análogos à vida corrida, ao sedentarismo, fatores emocionais e outros tópicos que são comuns na vida de todos. Com o profissional da área de segurança pública não é diferente. O Bombeiro Militar é exposto diariamente ao flagelo e sinistro que o envolve diretamente com as mazelas que ocorrem na vida de terceiros. Como lidar com tais tragédias sem afetar a si e aos seus entes mais próximos? Como chegar ao final da carreira sem sequelas que afetam a sua saúde e de seus familiares? Como administrar situações que exigem um controle emocional extremo? Essa são algumas questões que acometem o BM no seu dia a adia de sua vida profissional. Pensando nesses detalhes de grande importância, a nova gestão da CABEN implantou o atendimento de PSICOLOGIA para o associado e seus dependentes legais de maneira gratuita com atendimento na QNA 47 Casa 03 - Taguatinga Norte.
Fonte: O que é Psicologia

AGENDA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRATERÇA-FEIRAQUARTA-FEIRAQUINTA-FEIRASEXTA-FEIRA
08HS30MIN - 12HS00MINNÃO PREVISTONÃO PREVISTONÃO PREVISTO08HS30MIN - 12HS00MIN
13HS30MIN - 19HS00MINNÃO PREVISTONÃO PREVISTONÃO PREVISTO13HS30MIN - 18HS00MIN
OS AGENDAMENTO PODEM SOFRER ALTERAÇÕES

O Nutricionista deve ser capaze de investigar e ajudar na relação do homem com a alimentação, para preservar sua saúde durante toda a vida. Esse profisional se qualifica para orientar e prescrever dietas individuais ou de grupo, selecionar fornecedores e supervisionar a preparação dos alimentos. Ele reconhece quais são as carências nutricionais dos brasileiros, promove a boa nutrição na infância e sabe como a alimentação pode afetar os estágios de vida seguintes. O nutricionista presta assistência nutricional a indivíduos e grupos, sejam eles sadios ou enfermos. Também planeja, organiza, administra e avalia unidades de alimentação e nutrição, bem como efetua controle higiênico-sanitário. O profissional de Nutrição participa de programas de educação nutricional, ministra cursos e pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos. Deve sempre atuar em conformidade ao manual de boas práticas. Com o passar dos anos o ser humano é exposto a todos os tipos de condições alimentares e por vezes pode desenvolver transtornos que são influenciados diretamente pela alimentação passando por acometimentos crônicos ou não de males que podem e devem ser acompanhados pelo Nutricioniasta que irá lhe indicar um regramento alimentar ou uma reeducação alimentar necessária conforme a avaliação desse profissional. A CABEN está disponibilizando o atendimento nessa área da saúde de forma gratuita nas dependências de sua sede, sem marcação prévia e por ordem de chegada conforme a agenda disponível abaixo. Fonte: O que é Nutrição

AGENDA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRATERÇA-FEIRAQUARTA-FEIRAQUINTA-FEIRASEXTA-FEIRA
NÃO PREVISTONÃO PREVISTO08HS30MIN - 12HS00MINNÃO PREVISTONÃO PREVISTO
OS AGENDAMENTO PODEM SOFRER ALTERAÇÕES

A acupuntura ou, também (do latim acus - agulha e punctura - colocação), é uma forma de medicina alternativa e um ramo da medicina tradicional chinesa (MTC) no qual finas agulhas são inseridas no corpo do paciente. A medicina tradicional chinesa é uma pseudociência, pois suas teorias e práticas são baseadas em crenças contrárias ao conhecimento científico. Foi também declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 19 de novembro de 2010. O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo - chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" - que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos" ou "canais de energia", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras formas de estimulação, estando entre as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos). Apesar do uso de recursos tecnológicos atuais, a acupuntura que se realiza hoje em muitos aspectos é bem semelhante à forma como era realizada nos primórdios da civilização chinesa unificada pela Dinastia Han, utilizando um raciocínio absolutamente estranho à medicina ocidental moderna, análogo talvez à medicina grego-hipocrática e outras formas de medicina oriental. Como o próprio termo já declara, a medicina alternativa aponta um outra opção para tratamentos de doenças e males tradicionamente conhecidos pela medicina convencional e são muitos os pacientes que fazem uso dessa alternativa de tratamento de saúde, pensando nisso a CABEN passou a disponibilizar o atendimento com acupuntura em sua sede para os associados e seus dependentes legais de modo gratuito, o atendimento obedece a ordem de chegada e está disponível todos os dias da semana conforme agenda descrita abaixo. Fonte: O que é Acupuntura

AGENDA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRATERÇA-FEIRAQUARTA-FEIRAQUINTA-FEIRASEXTA-FEIRA
08HS30MIN - 12HS00MIN08HS30MIN - 12HS00MIN08HS30MIN - 12HS00MIN08HS30MIN - 12HS00MIN08HS30MIN - 12HS00MIN
OS AGENDAMENTO PODEM SOFRER ALTERAÇÕES

Massagem (do francês massage) é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações, para estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais. Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como MASSOTERAPIA. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para aliviar traumas físicos, aliviar estresse psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar a tensão nervosa. A massoterapia é um instrumento particular na área da saúde que utiliza métodos de tratamentos ocidentais e orientais (arte das manipulações dos tecidos moles frequentementes encurtados e com disfunções), sendo, também, auxiliar nos tratamentos de fisioterapia. Existem, no mundo, centenas de técnicas de massagem. Via de regra, são metodologias regionalizadas e inerentes a um povo, um país, ou uma região geográfica. As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas grandes categorias: energéticas e fisiológicas. As primeiras buscam a reorientação da energia vital (chi, ki, prana), e as segundas buscam a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso. Fonte: O que é Massoterapia

AGENDA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRATERÇA-FEIRAQUARTA-FEIRAQUINTA-FEIRASEXTA-FEIRA
08HS30MIN - 12HS00MIN08HS30MIN - 12HS00MIN08HS30MIN - 12HS00MIN08HS30MIN - 12HS00MIN08HS30MIN - 12HS00MIN
NÃO PREVISTONÃO PREVISTO13HS00MIN - 17HS00MINNÃO PREVISTONÃO PREVISTO
OS AGENDAMENTO PODEM SOFRER ALTERAÇÕES